Não realize vendas sem Nota Fiscal!

Escritório Confiança | 06 jan 2023

Não realize vendas sem Nota Fiscal!

Os ricos são muitos e, se você possui uma empresa, deve conhecê-los.

Infelizmente, ainda nos dias de hoje, para muitas empresas brasileiras o hábito de vender produtos sem fazer a emissão da nota fiscal é normal. Porém, o que muitos não sabem, é que essa atitude pode desencadear uma série de consequências severas para o seu negócio, chegando até mesmo em casos mais graves de multas e prisão.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e ajudar você a entender os motivos pelos quais, se você ainda vende produtos sem nota fiscal, deve parar imediatamente.

MOTIVAÇÃO

Antes de começarmos a falar das consequências e do porque essa prática é errada, precisamos entender o que leva os negócios a continuar com essa prática.

A verdade é que, o principal motivo é sempre o mesmo: evitar a dedução de impostos.

É fato que o Brasil possui taxas de impostos muito mais altas do que quase todos os outros países do mundo, mas ainda assim, você não pode se livrar do pagamento delas, sem sair impune.

PERIGOS

Realizar a venda de qualquer produto sem a nota fiscal configura [negrito] atividade ilícita [negrito] por parte da empresa. Quando comprovado o ato, ele se enquadra em sonegação de impostos e pode levar a consequências como:

  • Multas Graves de até 10 vezes o valor das notas;
  • Apreensão de mercadorias e licenças;
  • Prisão dos responsáveis pelo negócio em até  5 anos.

Além disso, essa prática também não favorece o seu consumidor, uma vez que sem a nota fiscal, ele não tem como provar que realizou uma compra e, assim, acaba ficando sem os seus direitos de troca e devolução.

Isso pode causar uma grande insatisfação para o cliente e fazê-lo desistir de frequentar o seu negócio, desvalorizando sua reputação e te tornando menos capacitado para o mercado.

Mas afinal, para que serve a nota fiscal?

A Nota Fiscal atua como um documento importantíssimo para sua empresa, afinal, ela tem como principal objetivo permitir que o governo tenha controle sobre as transações comerciais que acontecem no nosso país.

Assim, quando você emite sua nota fiscal, dependendo do tipo, é determinado o imposto que sua empresa deverá pagar e calculado o valor da alíquota, de acordo com a lei regente no período atual da transação.

Ela também é de ótima serventia para os seus clientes, uma vez que atua na garantia dos direitos de trocas e devoluções. Isso gera maior confiabilidade do cliente, aumentando sua competitividade no mercado.

Agora que você já sabe dos perigos e funcionamento da Nota Fiscal, nós temos outra notícia para te dar:  É possível realizar a redução de impostos de uma forma totalmente legal e segura, por meio da parceria com um escritório de contabilidade.

Você já ouviu falar em Planejamento Tributário? Temos certeza que sim! E você também pode saber mais sobre esse assunto, lendo outras matérias em nosso blog.

Conte sempre com o Escritório Confiança!