Fazer a análise de balanços de uma empresa é importante para qualquer investidor!

Escritório Confiança | 17 ago 2023

Fazer a análise de balanços de uma empresa é importante para qualquer investidor!

Saber interpretar um demonstrativo financeiro é uma das habilidades essenciais de um bom investidor, afinal, essa é a melhor forma de analisar dados e ter certeza se vale mesmo a pena investir em determinado negócio.

Mas nós também sabemos que essa não é uma tarefa exatamente fácil e sabemos que comprar ações é quase como um casamento para os empresários, porque ninguém quer investir uma grande quantia em algo que pode dar errado, né?

Pensando nisso, hoje iremos nos aprofundar nesse assunto para que você entenda o que é uma análise de balanço e quais os meus benefícios.

O que é?

A análise de balanço se define bem em uma estratégia de olhar o passado da empresa, para conseguir ter um vislumbre do futuro. Isso significa, que é um serviço feito especialmente para conhecer e analisar os números da empresa, a fim de compreender como é sua performance no mercado, além de comparar com resultados anteriores e ver, se no momento atual, ela se encaixa como uma boa opção de investimento, antes da compra.

Ela também se encaixa como uma estratégia de criação de plano de expectativa, para ter uma ideia maior de como ter crescimento e distribuição de lucros, proporcionando ao investidor uma visão mais ampla do quadro geral da empresa.

Existem três documentos que são essenciais para que esse serviço possa ser feito, sendo eles:

  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Balanço Patrimonial (BP); e
  • Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).

Com eles em mãos, o investidor poderá consultar as informações necessárias para tirar suas próprias conclusões em relação ao futuro da empresa. Esses documentos podem ser encontrados em sites de Relação com Investidores e estão disponíveis online.

E como fazer a análise?

Existem duas formas de se fazer a análise de balanços, que vai depender do objetivo de cada pessoa. Iremos falar delas separadamente, a partir de agora.

1. Análise Horizontal

Na análise horizontal podemos ver uma evolução do patrimônio e do resultado de uma empresa, durante um período determinado de tempo, que pode ser definido entre trimestre ou ano, dependendo do objetivo de cada investidor.

Essa análise temporal é importante para avaliar vendas, custos e despesas do negócio, dando uma visão ampla sobre o crescimento ou queda da empresa, dentro do período de tempo estipulador.

2. Análise Vertical

Essa normalmente é usada como um complemento da primeira, pois mostra toda a estrutura financeira e econômica de uma empresa. Está inclusa a participação de cada elemento patrimonial e seus resultados, por isso é importante analisá-la em conjunto com a horizontal.

Dessa forma, você consegue comparar vários itens de um mesmo período. Ou seja, pode encontrar gargalos que podem fazer toda a diferença na hora da compra e evitar um investimento mau sucedido no futuro.

Outros pontos importantes para se avaliar em conjunto com esse serviço são os indicadores econômico-financeiros e de mercado.

Eles podem ter grande influência de decisão, então recomendamos fortemente que você também não os deixe de lado.

Mas, como sempre dissemos, você não precisa fazer nada disso sozinho. Existem profissionais especializados em processos de análise de balanços que pode montar todo o documento para você e te ajudar a compreender os pontos positivos e negativos do investimento.

O Escritório Confiança pode te ajudar!

Se esse artigo foi interessante para você, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.