Entenda o que é, como criar e como funciona uma Holding.

Escritório Confiança | 05 dez 2022

Entenda o que é, como criar e como funciona uma Holding.

Para compreender como funciona e quais são os critérios para a criação de uma holding, primeiro é importante entender o que ela é e como pode atuar em benefício à você ou aos seus negócios.

A Holding é uma sociedade matriz que realiza a gestão de bens de uma outra empresa ou pessoa física. Seu nome vem da expressão do verbo em inglês “to hold” que, em tradução livre, significa segurar, palavra que define bem o seu principal papel, quando em execução.

Quando criadas pelas podem ser tanto Sociedades Anônimas (S/A), quanto Sociedades Limitadas (LTDA), pois o tipo de regime escolhido pode variar devido às empresas administradas pela holding ou até mesmo por vantagens fiscais, avaliadas durante o processo estratégico de sua criação.

Qual a função de uma holding?

Sua principal função é garantir que uma só empresa ou gestor tenha influência sobre as subsidiárias, participando nas ações e podendo atuar direta ou indiretamente em suas atividades.

Mas, não é apenas um time de holding que existe no mercado.

Com o crescimento desse conceito, diversos setores foram se formando, com finalidades diferentes para atender às demandas específicas de quem procurava o serviço.

Então vamos conhecer: os tipos de holdings.

Holding Pura

A Holding Pura tem o intuito de apenas participar no capital social de outras empresas. Nesse caso, ela não realiza nenhuma outra atividade econômica, exercendo apenas o seu papel de controle sobre as empresas afiliadas.

Holding Mista

Essa é aquela que, além da participação em outras empresas, pode também explorar sua atividade empresarial para gerar lucro. Esse modelo de holding possui duas fontes de receita.

Holding Familiar

A Holding Familiar é mais uma configuração desse modelo de negócio, pois ela tem como principal objetivo administrar o que ocorre dentro de uma mesma família. Podemos até chamar de empresa familiar, uma vez que essa atividade ocorre, em maior parte, para proteger os bens.

Holding Patrimonial

A Holding Patrimonial tem como objetivo administrar os bens do próprio gestor da empresa. Ela pode gerir imóveis e veículos, por exemplo, que serão adicionados ao capital do negócio.

Esse modelo é mais utilizado por quem busca benefícios fiscais e sucessórios, uma vez que a taxa de impostos para CNPJ é muito mais baixa do que para Pessoa Física.

Holding de controle

Esse modelo é criado exclusivamente para controlar outras empresas. Ela é coo se fosse a sócia majoritária das companhias e exercem todo o trabalho de gestão de suas filiadas. Também é um dos modelos mais comuns e utilizados no Brasil.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de holding, vamos seguir para o próximo passo:

Como criar uma holding?

Quando pensamos na criação de uma holding é importante ter em mente que será necessária uma série de análises, principalmente em relação a cada um dos beneficiários que integram a empresa, para analisar com cuidado questões como o custo-benefício e as vantagens desse processo para cada um.

Após isso, devemos realizar o planejamento estratégico, visando a captação de investimentos da empresa e, em seguida, fazer o planejamento financeiro, onde há os principais pontos para a abertura do negócio, como a criação de um novo CNPJ e registros em órgãos reguladores.

E para fazer isso, você precisará ter ao seu lado uma equipe especializada no assunto.

Por isso, conte com o Escritório Confiança!