O Plano de Contas é representado por uma lista que possui todas as contas necessárias para registrar os acontecimentos financeiros e econômicos de uma pessoa física ou jurídica. Ele serve, essencialmente, para facilitar a identificação as contas e organizar por categorias as informações da empresa.
Dessa forma, é possível definir padrões para fazer o registro das operações comerciais e, quando for necessário recuperar algum dado, fica muito mais fácil de encontrar
Esse processo costuma ser inserido como um complemento no manual de contas da empresa, para que qualquer colaborador que tenha acesso, aprenda os padrões e continue efetuando-o de forma correta.
Para fazer um Plano de Contas corretamente, ele deve obedecer a uma série de requisitos, como a homogeneidade, integridade, sistematicidade e flexibilidade das informações. Afinal, o processo de construção deste documento em uma empresa nunca acaba, pois é certo que as finanças estarão sempre evoluindo.
Com o uso desse serviço, várias áreas da empresa poderão ter benefícios, pois se torna possível estruturar relatórios contábeis de forma facilitada, como a Demonstração do Resultado de Exercício e até mesmo o Balanço Patrimonial.
Ele ainda pode servir como base para orçamento comerciais, se tornando uma ferramenta gerencial para a empresa e dando suporte aos gestores para falar de suas finanças durante reuniões e negociações.
E lembre-se, para que esse processo seja feito com assertividade, conte sempre com um contador especialista para te ajudar. Aqui no Escritório Confiança, você encontra tudo o que precisa, juntamente com um parceiro responsável e transparente!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens no blog e nos siga nas redes sociais.