Entenda as vantagens da Substituição Tributária.

Escritório Confiança | 25 mai 2023

Entenda as vantagens da Substituição Tributária.

A substituição tributária é muito importante para micro e pequenas empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou atuam diretamente com transações fiscais. Esse serviço está previsto na regulamentação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Mas como funciona?

Basicamente, o regime funciona substituindo a responsabilidade do pagamento de tributo para outro contribuindo. Dessa forma, a cobrança é feita antes e não durante a venda do produto, facilitando a fiscalização de plurifásicos, por exemplo, que são os tributos que incidem várias vezes durante a cadeia de circulação no mercado.

Isso também colabora para diminuir os casos de sonegação fiscal, fazendo com que o tributo plurifásico seja arrecadado apenas uma vez, da mesma forma como acontece com os chamados monofásicos.

Ou seja, com a substituição tributária, a cobrança que aconteceria quando a mercadoria fosse comercializada, na verdade, vai ocorrer logo que ela sai da indústria, tirando esse cargo do revendedor.

Vantagens do serviço

Centralizar a cobrança do pagamento do tributo em um único contribuinte garante maior agilidade e segurança de que a taxa será paga, proporcionando mais transparência para a fiscalização.

O serviço também diminui a informalidade dos processos fiscais, reduzindo a carga da burocracia tributária na empresa, deixando-a mais organizada e em dia com o fisco!

Agora, vamos falar dos três tipos de substituição tributárias que existem:

Substituição propriamente dita: Essa modalidade é feita da substituição do contribuinte por outro que faz parte da mesma cadeia jurídica de negócios.

Substituição para frente: A cobrança dos tributos das mercadorias é feita de forma antecipada, a partir de uma base de cálculo.

Substituição para trás: Também conhecida como “diferimento”, acontece quando a cobrança do ICMS é adiada, ou seja, paga apenas pelo participante final da cadeira de circulação.

Agora que você já conhece mais, está na hora de contar conosco para ajudar sua empresa a crescer ainda mais! Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog.